A educação financeira é, sem sombra de dúvidas, um dos pilares que sustenta qualquer investidor. Independentemente do seu perfil, ou seja, do montante que ele busca investir, entender sobre educação financeira e estar por dentro do que acontece no mercado são fatores importantíssimos para o sucesso de qualquer investimento.

As pessoas têm buscado cada vez mais informações e soluções que visem melhorar o rendimento de suas economias. Por conta disso, estão desenvolvendo uma nova maneira de lidar com as finanças, por meio de uma busca constante por educação financeira.

Entretanto, quando se fala em investimentos, uma dúvida continua sendo a mais comum entre os novos investidores: será que é o momento de investir?

Com o objetivo de sanar esta e outras dúvidas a respeito do tema é que elaboramos este artigo. Ele está focado nestes novos investidores, que buscam entender qual é o melhor momento para começar a investir, bem como dar dicas de como agir frente às mudanças constantes no cenário nacional e internacional. Continue a leitura e descubra!

Entenda o mercado financeiro

Quando se fala em mercado financeiro e investimentos, grande parte das pessoas fica insegura, principalmente em função do universo de informações e possibilidades que permeiam um mercado de finanças.

Entretanto, como você vai ver ao longo deste artigo, investir suas economias é muito mais simples do que parece. Para começar, basta ter dois elementos básicos: o primeiro, é ter acesso a um bom banco voltado para investimentos e, o segundo, é dispor de uma certa importância em dinheiro.

Hoje, com uma quantia de R$ 1.000,00 e uma reserva de emergência intocável, você já está pronto para começar a investir, principalmente em opções como Certificados de Depósito Bancário (CDB) e Letras de Crédito Imobiliário (LCI), que são alternativas seguras e bastante rentáveis.

Lembre-se de que, se você está deseja manter um padrão de vida adequado para a sua família e busca uma aposentadoria mais tranquila com rentabilidade e segurança, você deve aproveitar ao máximo o tempo disponível e não pode esperar mudanças na economia para começar a investir. O momento para começar é agora mesmo!

Conheça, a seguir, duas opções inteligentes de investimentos que são excelentes soluções tanto para os investidores que estão começando agora no mercado quanto para os investidores mais maduros: o CDB e o LCI.

Conheça soluções inteligentes para descobrir o momento de investir

Se você ainda não investe e está em dúvida sobre por onde deve começar, o CDB e o LCI talvez sejam as melhores opções para você.

Aplicações de longo prazo garantem liquidez e rentabilidade, além disso, são soluções muito mais interessantes do que o baixo rendimento de uma poupança ou a perspectiva duvidosa de depender de um plano de aposentadoria.

O Certificado de Depósito Bancário (CDB), por exemplo, é uma excelente opção para investimentos de médio prazo (entre cinco a sete anos), já que traz um ótimo retorno financeiro para os investidores.

Assim como o CDB as LCIs também são opções de investimento para quem está entrando neste mercado e busca liquidez e rentabilidade. Assim como os CDBs elas também são títulos de renda fixa emitidas por bancos e estão no mesmo patamar de segurança do que aquele oferecido pela poupança. A principal diferença entre os LCIs e os CDBs é que os primeiros estão isentos de imposto de renda.

Saiba qual é mais vantajoso para o seu perfil investidor

Para saber qual deles é o mais vantajoso para o seu perfil investidor, é preciso contar com um apoio de um banco especializado em investimentos, já que ele vai oferecer um atendimento mais direcionado para o produto que você está buscando.

Além disso, a educação financeira é outro aspecto muito importante no desenvolvimento do perfil de um investidor e talvez seja por meio dela que você vai entender, por conta própria, porque a máxima de começar a investir agora mesmo faz tanto sentido.

Bem, agora que você já entendeu a importância de conhecer o mercado financeiro e teve acesso a informações básicas sobre os Certificados de Depósito Bancário e as Letras de Crédito Imobiliário, é o momento de começar a compreender o papel da educação financeira para que tudo aconteça!

Invista em educação financeira

A educação financeira é, sem sombra de dúvidas, um dos pilares que sustenta qualquer investidor. Independentemente do seu perfil, ou seja, do montante que ele busca investir, entender sobre educação financeira e estar por dentro do que acontece no mercado são fatores importantíssimos para o sucesso de qualquer investimento.

Por isso, selecionamos algumas dicas que vão te ajudar a entender a hora de começar a investir, identificando o seu momento e compreendendo a importância de se sentir seguro ao realizar um investimento.

Quanto mais cedo, melhor

O momento ideal para começar a investir é agora, mesmo que você esteja iniciando uma carreira e ainda tenha uma renda baixa. Quanto antes começar, melhores serão os seus resultados a longo prazo.

Não ter começado cedo, não significa que é tarde demais

Mesmo que você não tenha começado a investir cedo, isso não significa que investir não é uma opção para você. A única diferença com relação ao investidor mais antigo é que você deverá se esforçar um pouco mais. Ou seja, cedo ou tarde, o importante é começar!

Conheça o seu perfil

Se você quer se tornar um investidor é importante saber em que tipo de perfil você se encaixa.

Alguns se adaptam com mais facilidade aos investimentos de renda fixa, nos quais há baixo risco, outro, entretanto, preferem os investimentos de alto risco. Saber identificar o seu perfil é imprescindível para elaborar uma estratégia de investimentos.

Comece com pouco

Se você está começando, comece de baixo. Mesmo que a sua renda seja baixa, faça um cálculo médio e reserve uma pequena porcentagem do seu salário para começar a investir. Lembre-se de que o hábito transforma os pequenos em grandes investidores.

Esteja por dentro do que acontece no mercado financeiro e busque constante atualização sobre educação financeira. Esse tipo de informação vai lhe ajudar a identificar quais são as melhores aplicações e no que você deve investir de acordo com a movimentação e as oportunidades econômicas.

Como você pôde ver ao longo deste artigo, quanto mais cedo começar a investir melhores são as perspectivas para o investidor.

Neste sentido, busque agora mesmo soluções de investimento se adaptem aos seus objetivos e comece a construir o seu alicerce financeiro.

O Paraná Banco é especialista em investimentos, por isso, oferece aos seus clientes um atendimento diferenciado, através de soluções e condições que satisfazem diversos perfis de investidores.

Decidiu que este é o seu momento de investir? Entre em contato e conheça as condições que o Paraná Banco tem para lhe apresentar!